Programa Oficina das Finanças na Escola

Pesquisa de impacto 2018

INTRODUÇÃO


Os dados a seguir se referem às respostas coletadas de 904 alunos, 688 pais e 238 professores de escolas que adotaram em 2018 o Programa Oficina das Finanças na Escola. Foram aplicados três questionários diferentes, específicos para cada público (alunos, pais e professores), elaborados com base em objetivos para identificar a influência direta e indireta do Programa.

Os dados foram coletados majoritariamente entre outubro e dezembro. Eles representam uma amostra por voluntariado da população. Por isso, os resultados da pesquisa não podem ser considerados representativos de toda a população de pais, alunos e professores das entidades participantes, embora sejam válidos para formular hipóteses sobre esse universo.

PROFESSORES


Em 2018, tivemos 238 professores respondentes da pesquisa de impacto. A maioria dos professores dão aula no 4º e 5º ano do ensino fundamental. A maioria dos respondentes são do sexo feminino (84,9%), possuindo idade média de 41 anos (DP= 8 anos).

Os professores responderam que, para as aulas de Educação Financeira, as ferramentas mais utilizadas são: Livro comentado, Oficina on-line, atividades, vídeos e planejamento das aulas do ambiente de apoio, engenhoca e material de outros sites educacionais.

Os professores avaliaram elementos do trabalho desenvolvido, a partir dos itens abaixo, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
As atividades são de fácil desenvolvimento 9,14 1,30
Os objetivos do programa são alcançáveis durante o período letivo. 8,95 1,39
Os objetivos propostos nas atividades são atingíveis. 8,95 1,35
Relacionei os conhecimentos de educação financeira com outras disciplinas. 9,15 1,43
Os livros de atividades dos alunos foram utilizados. 9,57 1,17
Potencializei as atividades do livro em projetos na escola. 8,52 1,91
A Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos. 9,76 0,96
O trabalho de Educação Financeira na escola é relevante. 9,33 1,54
As discussões promovidas com os alunos foram enriquecedoras. 9,49 1,00
Recebo comentários positivos dos pais sobre o programa. 7,82 2,44

A respeito dos alunos, os professores avaliaram os seguintes comportamentos.


Item Média Desvio Padrão
Demonstram estar pensando sobre o uso do dinheiro. 8,54 1,72
Conseguem relacionar o que aprendem em sala de aula com o dia a dia. 8,72 1,44
Relatam novas experiências de consumo ou de uso do dinheiro. 8,50 1,67
São participativos nas discussões. 9,15 1,28

Sobre o projeto realizado, os professores avaliaram também os seguintes aspectos.


Item Média Desvio Padrão
O apoio pedagógico da Oficina das Finanças contribuiu para a aplicação das atividades. 8,87 1,63
Aplico os conhecimentos de Educação Financeira na minha vida pessoal. 8,99 1,53
Consegui melhorar minha vida financeira depois de trabalhar com a Educação Financeira. 8,26 2,00
A plataforma on-line melhora o desenvolvimento das atividades. 8,70 1,81
Acessar a plataforma é fácil. 8,35 2,13
Obter o certificado do curso de 120h em Educação Financeira é útil para minha vida. 8,90 2,02
Me sinto reconhecido(a) ao obter o certificado e o pin de participação no programa da Oficina das finanças. 9,91 1,96
O projeto da Oficina das Finanças contribui positivamente para o Planejamento Político Pedagógico da escola. 8,97 1,68

Foi realizado um processo de fatoração dos 22 itens, obtendo uma solução unifatorial sem redução de itens, agrupando itens sobre a percepção dos professores sobre o programa de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1 8,88 1,09

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, os professores julgam que Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos (9,76), sendo que os livros de atividades dos alunos foram utilizados (9,57) e que as discussões foram enriquecedoras (9,49). Além disso, os professores observam que os alunos são participativos nas discussões (9,15) e que conseguem relacionar o que aprendem em sala com o dia a dia (8,72). Os professores aplicam os conhecimentos em suas vidas pessoais (8,99) e considera que o projeto contribui positivamente para o Planejamento Político Pedagógico da escola (8,97).

Sugestões e comentários espontâneos dos professores

“Continuar com esse projeto possibilita a transformação do ser humano por ele mesmo.” Colégio Salesiano Santa Rosa

“As crianças adoram as aulas de Educação Financeira e relatam que ajudam seus pais em casa.” Leonardo da Vinci

“O ensino de Educação Financeira têm contribuído muito para a minha vida particular. Colégio Mãe da Santa Esperança/ Passionista

"O ensino aprendizagem é muito facilitado com essa metodologia de ensino apresentada na oficina de finanças, desde já agradeço.”CENEB

“A oficina de Educação Financeira foi muito produtiva, foi realmente um projeto interdisciplinar, e nossa expectativa para 2019 é melhorar ainda mais. Quanto mais sugestões, materiais e vídeos vocês disponibilizarem somará ainda mais com o nosso trabalho.” SEB – CECAN

“O projeto apresenta uma excelente proposta compatível com a idade trabalhada.” Colégio Sagrada Família

“Educar nossos alunos para o uso do dinheiro de forma responsável, sustentável e ética nos alertou para a importância da temática e para um trabalho de construção contínua, pensando na grande responsabilidade que temos em mãos.” Leonardo da Vinci

“Gosto muito desse trabalho. Há uma grande interação dos alunos. A plataforma também é uma ótima ferramenta e o apoio no Whatsapp é ótimo.” Madre Carmen Sallés


Abaixo estão os relatos espontâneos dos professores do colégio, em formato de nuvem de palavras, onde quão maior for a palavra, maior a frequência do seu aparecimento nos depoimentos:

Professores

ALUNOS


Participaram da pesquisa 904 alunos. Maioria do 5º (60,2%) ano do Ensino Fundamental. Os respondentes foram 53,3% meninas e 46,9% meninos, com idade média de 11,8 anos (DP= 3,69 anos).

Sobre o programa os alunos avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
Converso sobre dinheiro com os meus colegas. 4,96 3,07
Eu geralmente só compro coisas de que preciso. 5,78 3,03
Tenho conversas agradáveis sobre dinheiro com minha família. 5,89 3,46
Ajudo a reduzir os gastos de água, luz, telefone ou supermercado na minha casa. 6,74 3,09
Dou opinião sobre os gastos da minha família. 5,51 3,52
Vou precisar guardar dinheiro para o futuro. 8,74 2,30
Ajudo a reduzir desperdício de dinheiro na minha casa. 6,83 2,85
Conheço os desejos das outras pessoas da minha casa. 7,04 3,16
Eu avalio se é um “desejo” ou uma “necessidade” antes de pedir algo à minha família. 6,31 3,22
Acredito que o dinheiro investido pode gerar mais dinheiro. 8,19 2,51
Acredito que posso fazer algo para ganhar dinheiro no futuro sem trabalhar. 3,67 3,71
É possível criar negócios e gerar renda sem, necessariamente, ter dinheiro. 4,56 3,51
Acredito que o dinheiro é o resultado mais importante do trabalho. 6,22 3,18
Meu consumo impacta a natureza. 6,06 3,22
É possível consumir agredindo menos o meio ambiente. 8,37 2,64
Preservar o meio ambiente é, também, minha responsabilidade. 9,29 1,56
O trabalho gera outras coisas além do dinheiro. 8,82 2,13

Os alunos também avaliaram alguns pontos sobre a mudança de comportamento deles depois do projeto de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Tenho guardado mais dinheiro. 7,05 3,23
Guardo dinheiro para os desejos futuros. 7,49 3,17
Pesquiso preços antes de comprar. 7,69 3,12
Separo meu dinheiro para objetivos diferentes ao mesmo tempo. 6,51 3,27
Negocio descontos ao comprar. 6,35 3,49
Gasto todo dinheiro que recebo. 3,52 3,49
Tenho desperdiçado menos dinheiro. 7,09 3,08

Os alunos também avaliaram a frequência do uso de alguns materiais nas aulas de Educação Financeira, utilizando uma escala de 0 (Nunca) a 10 (Sempre).


Item Média Desvio Padrão
Fazemos discussões. 6,47 3,26
Fazemos as atividades do livro. 7,97 2,78
Escrevo minhas respostas no livro. 7,95 3,07
Fazemos atividades sem o livro. 5,63 3,31
Assistimos a vídeos em sala de aula. 3,82 3,59

Foi realizado um processo de fatoração dos 30 itens, obtendo uma solução unifatorial com redução para 22 itens, agrupando itens sobre a percepção do aluno sobre o programa de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1 6,62 1,27

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os alunos relatam uma maior responsabilidade financeira e ética, pois sabem que vão precisar guardar dinheiro para o futuro (8,74), que preservar o meio ambiente é, também, responsabilidade deles (9,29) e que o trabalho gera outras coisas além do dinheiro (8,82) .Além disso, os alunos relataram que estão guardando dinheiro para desejos futuros (7,46) e que pesquisam antes de comprar (7,69), além de não estarem gastando todo dinheiro que recebem (3,52). O trabalho na sala de aula é realizado em sua maioria com atividades do livro (7,97), porém assistem poucos vídeos (3,82).

Sugestões e comentários espontâneos dos alunos

“Acho muito legal a educação financeira eu aprendi muito e minha família também” Iest Santa Terezinha

“Educação Financeira é 10!” Colégio Impacto

“Eu gosto muito da aula aprendi a economizar meu dinheiro, diferenciar meus desejos da necessidade, e controlar meus gastos.” Leonardo da Vinci

“Eu acho que eu estou economizando mais por causa da educação financeira” Iest Santa Terezinha

“O projeto realmente me ajudou a reduzir meus gastos” Leonardo da Vinci

“Sempre gostei muito de Educação Financeira, acho super legal!” Centro Educacional Renascer

“A escola deveria ter mais aulas de educação financeira” Colégio Impacto

“A educação Financeira nos ajuda muito” Leonardo da Vinci


Abaixo estão os relatos espontâneos dos alunos do colégio, em formato de nuvem de palavras, onde quão maior for a palavra, maior a frequência do seu aparecimento nos depoimentos:

alunos

PAIS


Participaram da pesquisa 688 pais e responsáveis de alunos. Sendo que a maioria dos filhos são do sexo feminino (50,4%), estão ano 1º ano do ensino médio (24,4%) ou no 5º ano do ensino fundamental (12,2%) e com idade média de 11 anos (DP= 3,46 anos).

Sobre o programa os pais avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
Aprender a usar o dinheiro é uma habilidade essencial para a vida de meu(minha) filho. 9,45 1,33
Tenho conversas agradáveis sobre dinheiro com minha família. 7,56 2,46
O “Programa de Educação Financeira” adotado pela escola estimula meu(minha) filho(a) a usar melhor o dinheiro. 8,20 2,38
Na minha casa, conversamos sobre prioridades financeiras. 7,82 2,73
O trabalho realizado na escola é relevante para a Educação Financeira de meu(minha) filho(a). 8,34 2,45
Meu (Minha) filho(a) estará mais preparado(a) para a vida se tiver educação financeira na escola. 8,84 2,07
Eu tive acesso ao livro virtual "Ajude seu filho a usar, gerar e ter dinheiro”. 4,05 3,98
Eu tive acesso as dicas para as famílias da Oficina das Finanças. 4,26 3,92
Eu tive contato com alguma atividade do livro de Educação Financeira do meu filho. 5,99 3,90

A respeito dos filhos, os pais julgaram os seguintes comportamentos.


Item Média Desvio Padrão
Tem participado na redução de gastos em casa. 6,62 3,15
Tem se interessado em conhecer as receitas e despesas da família. 6,40 3,26
Tem tido iniciativas para gerar dinheiro. 6,33 3,45
Tem reservado dinheiro para objetivos específicos. 7,11 3,34
Compreende que dinheiro pode gerar renda. 7,94 2,83
Tem usado os termos “desejo” e “necessidade” no dia a dia. 6,70 3,15
Tem falado sobre o que aprendeu em Educação Financeira na escola. 5,81 3,57

Foi realizado um processo de fatoração dos 16 itens, obtendo uma solução unifatorial sem redução de itens, agrupando itens sobre a percepção dos pais sobre o programa de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1 6,97 1,74

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os pais consideram essencial a habilidade de usar dinheiro na vida dos filhos (9,45) e que o projeto realizado na escola é relevante (8,34). Porém, ainda possuem pouco acesso ao livro virtual (4,05), as dicas da família (4,26) e as atividades do livro dos filhos (5,99). Mas os pais observam que os filhos estão reservando dinheiro para objetivos específicos (7,11) e que compreendem que dinheiro pode gerar renda (7,94).

Sugestões e comentários dos pais

“Muito bacana e instrutiva a iniciativa de ensinar educação financeira na escola. Com certeza cidadãos com mais consciência financeira também serão conscientes em outros aspectos de suas vidas.” Ciman

“Gosto muito da possibilidade de as crianças aprenderem sobre este tema na escola. Gostei da abordagem, pois, aqui em casa, prezamos por uma criação menos consumista, com valores enraizados na aquisição de bens imateriais, daí a associação didática (e prática) com o conceito de “desejo” e “necessidade” dá um bom tom. Parabéns! E que continuem neste caminho “ter é ‘menor’ do que ser”! Leonardo da Vinci

“Foi muito válido para mim, por ter ajudado a reforçar o que ensinamos em casa sobre finanças. A criança precisa lidar com dinheiro desde cedo.” Colégio Franciscano Imaculada Conceição

“Eu gosto muito da aula para muitas coisas pois com isso eu aprendo a como eu deixar de gastar meu dinheiro e economizar para coisas necessárias e úteis e como controlá-lo de forma certa.” Escola Criar e Aprender

“A escola está de parabéns pela inclusão dessa matéria de educação financeira” Instituto Educacional Santa Terezinha

“A Disciplina está sendo muito interessante. Percebo que eu aprendi mais do que ela, visto que eu sou a responsável por gerir os gastos de casa. Pude ter uma visão holística da economia do âmbito domiciliar ao global.” Escola Criar e Aprender

“Planejamento financeiro deve fazer parte do cotidiano familiar e a escola trazendo este tema para a sala de aula contribui para a formação de futuros consumidores conscientes” Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora


Abaixo estão os relatos espontâneos dos pais do colégio, em formato de nuvem de palavras, onde quão maior for a palavra, maior a frequência do seu aparecimento nos depoimentos:

Pais

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias e pesquisadores Aline Fernandes e Filipe Lima. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças na vida dos alunos, pais e professores.


CONTATOS

Prof. Dr. Fabio Iglesias

Coordenador da Pesquisa
Professor e Chefe do Depto. de Psicologia Social e do Trabalho
Universidade de Brasília
iglesias@unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/72729735092020

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Pesquisa de impacto 2015: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2015.xhtml
Pesquisa de impacto 2014: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2014.xhtml