Programa Oficina das Finanças na Escola

Pesquisa de impacto 2017

INTRODUÇÃO


Os dados a seguir se referem às respostas coletadas de 474 alunos,304 pais e 104 professores de escolas que adotaram, em 2017, o Programa Oficina das Finanças na Escola. Foram aplicados três questionários diferentes, específicos para cada público (alunos, pais e professores), elaborados com base em objetivos para identificar a influência direta e indireta do Programa.

Os dados foram coletados majoritariamente entre 05/11/2017 e 05/02/2018. Eles representam uma amostra por voluntariado da população. Por isso, os resultados da pesquisa não podem ser considerados representativos de toda a população de pais, alunos e professores das entidades participantes, embora sejam válidos para formular hipóteses sobre esse universo.

PROFESSORES


Em 2017, 104 professores responderam à pesquisa de impacto. Os respondentes são majoritariamente do sexo feminino (94,2%) e têm uma média de idade de 40,1 anos (desvio-padrão de 8 anos). Tivemos representantes de 27 escolas. As instituições com maior número de professores respondentes foram Colégio Ciman (17,6%), Colégio Sigma (13,7%), Colégio Salesiano do Salvador (12,7%), Colégio Impacto (9,8%) e Colégio São José (8,8%).

O professores informaram os materiais que usam nas aulas e para as aulas de Educação Financeira. Os mais utilizados foram livro comentado (90,4%), Engenhoca (66,3%), vídeos do ambiente de apoio/plataforma (49%), planejamento das aulas do ambiente de apoio/plataforma (40,4%) e atividades extras do ambiente de apoio/plataforma (39,4%).


Os professores avaliaram elementos do trabalho desenvolvido a partir dos itens abaixo, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
As atividades são de fácil desenvolvimento 8,75 1,57
Os objetivos do programa são alcançáveis durante o período letivo. 8,59 1,53
Os objetivos propostos nas atividades são atingíveis. 8,69 1,25
Relacionei os conhecimentos de educação financeira com outras disciplinas. 8,83 1,40
Potencializei as atividades do livro em projetos na escola. 7,91 2,24
Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos. 9,65 0,88
As discussões promovidas com os alunos foram enriquecedoras. 9,28 1,13
Recebo comentários positivos dos pais sobre o programa. 7,10 2,59

A respeito dos alunos, os professores avaliaram os seguintes comportamentos.


Item Média Desvio Padrão
Demonstram maior consciência sobre o uso do dinheiro. 8,40 1,70
Conseguem relacionar o que aprendem em sala de aula com o dia a dia. 8,57 1,55
Relatam novas experiências de consumo ou de uso do dinheiro. 8,38 1,83
São participativos nas discussões. 8,94 1,41

A respeito do projeto desenvolvido, os professores avaliaram também os seguintes aspectos.


Item Média Desvio Padrão
O apoio pedagógico da Oficina das Finanças contribuiu para a aplicação das atividades. 8,62 1,63
Aplico os conhecimentos de Educação Financeira na minha vida pessoal. 8,62 2,04
Consegui melhorar minha vida financeira depois de trabalhar com a Educação Financeira. 7,91 2,52
A plataforma on-line melhora o desenvolvimento das atividades. 8,31 1,92
Acessar a plataforma é fácil. 8,31 2,10
Obter o certificado do curso de 120h em Educação Financeira é útil para minha vida. 8,48 2,27

Foi realizado um processo de fatoração dos 18 itens, obtendo uma solução unifatorial sem redução de itens, agrupando itens sobre a percepção do professor a respeito do programa de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1 8,52 1,17
Professores

Esta nuvem de palavras foi criada a partir dos comentários espontâneos dos professores. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.


COMENTÁRIOS

Diante dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os professores acham importante o projeto desenvolvido nas escolas. Julgam que Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos (9,65) e que conseguem fazer discussões enriquecedoras (9,28). Os alunos são participativos nas discussões (8,94) e conseguem relacionar o dia a dia com o conhecimento aprendido em sala de aula (8,57). Os professores demonstraram que conseguem aplicar os conhecimentos em sua vida pessoal (8,62), além de ter apoio pedagógico para a aplicação das atividades (8,62).

Alguns comentários dos professores registrados durante a pesquisa

"Gostei muito de aplicar o conteúdo de educação financeira e percebi o quanto foi produtivo."

"Amo trabalhar com a Educação Financeira pois melhorei muito o meu planejamento familiar! Ela tem me ajudado muito nas minhas decisões cotidianas!"

"O trabalho com Educação Financeira é agregador e enriquecedor! Levarei para a vida!"

"Parabéns pelo projeto. Tem educado financeiramente não apenas os alunos, mas também os professores."

"Os temas propostos são interessante, leva o aluno a refletir."

"Parabéns pelo trabalho!"

"A Oficina das Finanças para mim e para os meus alunos teve uma importância muito grande durante o ano letivo. Parabéns a toda equipe! Trabalho maravilhoso e de grande relevância para professores, alunos e pais."

"A cada ano que passa estamos aprendendo a usar a educação financeira de forma benéfica para a família e estamos passando com clareza como os estudantes podem utilizá-la.

"O projeto está de parabéns. Tudo realizado de forma excelente."

"Gostei muito de trabalhar com Educação Financeira e espero mais novidades e materiais concretos para o ano que vem."

"Adoro trabalhar com a Educação Financeira."

"Muito válido trabalhar educação financeira com estudantes de 8/9 anos, assim formamos cidadãos mais concientes para gastos e economia consciente."

"Excelente material de trabalho! Plataforma de fácil acesso.

"O programa é um sucesso!"

"Muito bom o trabalho com a oficina das finanças."

"Vamos continuar trabalhando com o programa. Ele é muito bom. Parabéns!"

ALUNOS


Participaram 474 alunos, de 6 escolas. A mais representada foi Ceneb (79,5%). Os estudantes envolvidos foram, em sua maioria, do sexo feminino (51,6%) com média de idade de 12,4 anos (desvio-padrão de 1,4 anos). Os alunos cursavam do 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, a maioria do 7º Ano (29,1%) seguido do 5º Ano (19%).

Sobre o programa, os alunos avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
Converso sobre dinheiro com os meus colegas. 4,58 3,16
Converso sobre dinheiro com minha família. 5,58 3,53
Ajudo a reduzir os gastos de água, luz, telefone ou supermercado na minha casa. 6,57 3,20
Dou opinião sobre os gastos da minha família. 5,10 3,54
Ajudo a reduzir desperdício de dinheiro na minha casa. 6,23 3,20
Conheço os desejos das outras pessoas da minha casa. 7,27 5,29
Acredito que o dinheiro investido pode gerar mais dinheiro. 8,14 2,62
Acredito que posso fazer algo para no futuro ganhar dinheiro sem trabalhar. 2,82 3,55
Meu consumo impacta a natureza. 5,26 3,17
É possível consumir agredindo menos o meio ambiente. 8,24 2,56
O trabalho gera outras coisas além do dinheiro. 8,35 2,43
Se for para ganhar muito dinheiro, não tem problema prejudicar outras pessoas. 1,66 3,07

Os alunos também avaliaram alguns pontos sobre a mudança de comportamento deles depois do projeto de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Tenho guardado mais dinheiro. 6,49 3,48
Guardo dinheiro para os desejos futuros. 6,96 3,55
Pesquiso preços antes de comprar. 7,66 3,08
Separo meu dinheiro para objetivos diferentes ao mesmo tempo. 5,75 3,53
Negocio descontos ao comprar. 6,17 3,71
Gasto todo dinheiro que recebo. 3,02 3,41

Os alunos também avaliaram a frequência do uso de alguns materiais nas aulas de Educação Financeira, utilizando um escala de 0 (Nunca) a 10 (Sempre).


Item Média Desvio Padrão
Fazemos discussões. 6,47 3,19
Fazemos as atividades do livro. 7,57 2,89
Escrevo minhas respostas no livro. 7,73 3,12
Fazemos atividades sem o livro. 4,10 3,70
Assistimos a vídeos em sala de aula. 1,69 3,02

Foi realizado um processo de fatoração dos 23 itens, obtendo uma solução unifatorial com redução para 22 itens, agrupando itens sobre a percepção do aluno sobre o programa de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1 6,43 1,415
alunos

Esta nuvem de palavras foi criada a partir das que apareceram com maior frequência nos depoimentos espontâneos dos alunos. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.


COMENTÁRIOS

Diante dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os alunos desenvolveram a visão sobre o impacto das finanças, compreendendo que o trabalho gera outras coisas além do dinheiro (8,35) e que é possível consumir agredindo menos o meio ambiente (8,24). Além disso, relataram que agora pesquisam preços antes de comprar (7,66) e guardam dinheiro para desejos futuros (6,96). O trabalho na sala de aula é feito, em sua maioria, com as atividades do livro (7,57) e discussões (6,47).

Alguns comentários dos alunos registrados durante a pesquisa

"Eu acho isso muito interessante para a vida."

"Acho essa uma das aulas mais legais!"

"A escola e os professores deviam dar mais valor a esse tipo de matéria escolar, pois é essencial para o nosso futuro."

"Adorei o livro."

"Eu acho legal essa aula."

"Eu acho que o livro de educação financeira é muito bom."

"Gosto de educação financeira, me ajudou muito."

"Acho interessante a educação financeira, pois nos ajuda a administrar melhor o nosso dinheiro."

"A educação financeira pode melhorar a vida de muitas pessoas com os gastos."

"A educação financeira é muito útil, além de preparar para situações que podem acontecer, ensina a economizar e como fazer bons investimentos."

"A escola devia investir mais em aulas de educação financeira, pois é muito importante sabermos como lidar com o dinheiro. Eu não ganho dinheiro ou mesada."

"Realmente depois de ter conhecido esse livro comecei a juntas dinheiro e economizar mais meu objetivo e juntas minha pensão para futuramente comprar um xbox one."

"Gosto muito de trabalhar com o livro de educação financeira."

"Este programa ajuda muito as pessoas."

PAIS


Participaram da pesquisa 304 pais/responsáveis de alunos de 9 escolas. As mais representativas foram Ceneb (67,6%) e Colégio Salesiano do Salvador (15,7%). Os filhos são, em sua maioria, do sexo feminino (52,3%) com idade média de 12,8 anos (desvio- padrão de 1,1 anos).

Sobre o programa, os pais avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
Aprender a usar o dinheiro é uma habilidade essencial para a vida do meu filho. 9,32 1,59
O Programa de Educação Financeira adotado pela Escola estimula o meu filho a usar melhor o dinheiro. 7,49 2,79
O trabalho realizado na escola é relevante para a Educação Financeira do meu filho. 7,80 2,60
Meu filho estará mais preparado para a vida se tiver educação financeira na escola. 8,63 2,18

A respeito dos filhos, os pais julgaram os seguintes comportamentos.


Item Média Desvio Padrão
Tem participado na redução de gastos em casa. 6,31 3,16
Tem se interessado em conhecer as receitas e despesas da família. 5,65 3,28
Tem tido iniciativas para gerar dinheiro. 5,21 3,47
Tem reservado dinheiro para objetivos específicos. 7,09 3,19
Compreende que dinheiro pode gerar renda. 7,44 2,84
Tem usado os termos “desejo” e “necessidade” no dia a dia. 6,08 3,18
Você teve acesso ao livro virtual "Ajude seu filhos a usar, gerar e ter dinheiro". 2,46 3,34
Você teve contato com alguma atividade do livro de educação financeira do seu(minha) filho(a). 4,91 3,87

Foi realizado um processo de fatoração dos 12 itens, obtendo uma solução unifatorial sem redução de itens, agrupando itens sobre a percepção dos pais sobre o programa de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1 6,55 1,85
Pais

Esta nuvem de palavras foi criada a partir das que apareceram com maior frequência nos comentários espontâneos dos pais. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.


COMENTÁRIOS

Diante dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os pais valorizam o trabalho de educação financeira feito nas escolas. Consideram importante que seus filhos saibam usar o dinheiro (9,35) e que isso seja ensinado no contexto escolar (8,63). Observam mudanças no comportamento dos seus filhos, que estão guardando dinheiro para objetivos específicos (7,09) e aprenderam que é possível gerar renda passiva (7,44). Porém, ainda é preciso trabalhar o envolvimento dos familiares com o projeto já que estes relataram não ter tido acesso ao livro virtual (2,46) ou contato com atividades do livro pedagógico (4,91).

Alguns comentários dos pais registrados durante a pesquisa

"O livro de educação financeira ajuda o aluno a ter consciência do uso do dinheiro."

"Muito bom."

"Sou a favor da educação financeira nas escolas."

"Acho necessário ter educação financeira na grade do colégio, pois as crianças começam a valorizar mais e entender quanto custa cada real."

"Continuem o programa."

"Muito interessante esta iniciativa para ir despertando nas crianças o interesse pelo dinheiro, e a importância de melhor utilizá-lo."

"Sugiro que a escola realmente utilize o programa de educação financeira, considerando que é relevante e muito útil na atualidade."

"Sugiro a continuidade do programa para o ensino fundamental ii e ensino médio. Seria de grande valia os estudantes terem esse suporte na escola, colocando em prática tudo que foi ensinado nos anos anteriores. Essa faixa etária precisa desse apoio, ainda mais nos dia de hoje, que vivemos numa sociedade extremamente consumista."

"Percebo que minha filha sinaliza alguma familiaridade positiva em relação a finanças e que isso ajuda também no ensino da matemática. Percebo um pouco de consciência em relação a economizar e poupar."

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias e pesquisadores Aline Fernandes e Filipe Lima. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças na vida dos alunos, pais e professores.


CONTATOS

Prof. Dr. Fabio Iglesias

Coordenador da Pesquisa
Professor e Chefe do Depto. de Psicologia Social e do Trabalho
Universidade de Brasília
iglesias@unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/72729735092020

Pesquisa de impacto 2016: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2016.xhtml
Pesquisa de impacto 2015: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2015.xhtml
Pesquisa de impacto 2014: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2014.xhtml