Pesquisa de impacto 2015

Oficina das Finanças

INTRODUÇÃO


Os dados a seguir referem-se às respostas coletadas de 455 pais, 1264 alunos e 131 professores de escolas que adotaram em 2015 o Programa de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças. O Programa está focado em trabalhar a educação financeira para ajudar as pessoas a ter uma vida financeira sustentável, usando o dinheiro com responsabilidade, ética, empreendedorismo, cidadania, levando em consideração aspectos ambientais.

Os dados foram coletados entre 09/11/2015 e 02/02/2016 e representam uma amostra por voluntariado da população. Por isso, os resultados desta pesquisa não podem ser considerados representativos de toda a população de pais, alunos e professores das entidades participantes, embora seja válido para se formular hipóteses sobre tal universo.

Responsável técnico pela pesquisa: Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília.

PAIS


Tivemos a participação de 455 responsáveis, com média de idade de 39 anos, sendo a maioria do sexo feminino (74,9%). A maior parte dos filhos dos respondentes (93,3%) estão no Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e são do sexo masculino (53,8%).

Apenas 18,9% dos pais tiveram acesso ao livro virtual "Ajude seu filho a usar, gerar e ter dinheiro", que pode ser baixado gratuitamente em www.oficinadasfinancas.com.br/livro_pais.


O gráfico abaixo representa a média de resposta nos itens, sendo que a escala de resposta vai de zero (discordo totalmente) a dez (concordo totalmente).

Pais

Esta nuvem de palavras foi criada a partir dos depoimentos espontâneos coletados nos questionários e reúne as palavras que aparecem com maior frequência. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.


COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados podemos destacar que em geral os pais valorizam o trabalho realizado (8,7) pelo Programa de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças. Em geral os pais concordam que Educação Financeira será essencial para o futuro dos filhos (8,9) e que os filhos têm sido compreensivos na redução de despesas em casa (7,1).

PROFESSORES


Tivemos a participação de 131 professores de 22 escolas, com média de idade de 38 anos, sendo a maioria do sexo feminino (91,6%).

A maioria foi informado do canal “Fale com o Consultor” (72,7%), mas apenas 31% concluíram a Oficina on-line disponível na plataforma da Oficina das Finanças.


O gráfico abaixo representa a média de resposta nos itens, sendo que a escala de resposta vai de zero (discordo totalmente) a dez (concordo totalmente).

Professores

Esta nuvem de palavras foi criada a partir daquelas que apareceram com maior frequência nos depoimentos espontâneos. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.


COMENTÁRIOS

Podemos destacar um grande aproveitamento dos professores com o trabalho no Programa de Educação Financeira da Oficina das Finanças. Em geral os professores concordam que trabalhar educação financeira na sala de aula foi positivo (8,0), que conseguiram relacionar o assunto com outras disciplinas (7,8) e percebeu benefícios para os alunos (7,9). Em geral estes concordaram que o trabalho foi valioso para a sua vida pessoal (7,3).

ALUNOS


Tivemos a participação de 1264 alunos, com média de idade de 9 anos, a maioria do sexo feminino (51,5%). Os alunos eram de nove escolas diferentes e a maioria (87%) do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano).


O gráfico abaixo representa a média de resposta nos itens, sendo que a escala de resposta vai de zero (discordo totalmente) a dez (concordo totalmente).

Alunos

Esta nuvem de palavras foi criada a partir daquelas que apareceram com maior frequência nos depoimentos espontâneos. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.


COMENTÁRIOS

Em relação aos alunos podemos destacar que, com a participação no Programa de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças, em geral eles concordam com a importância das aulas de educação financeira na sua vida hoje (7,7) e no futuro (8,3). Em geral, eles percebem a diferença entre um desejo e uma necessidade (7,5), avaliam as reais necessidades e desejos na hora de comprar (6,9) e compreendem que é possível fazer o dinheiro trabalhar e gerar renda (6,8). Os alunos tendem a guardar dinheiro para objetivos específicos (7,8). Por outro lado a tendência não é alta para conversar com a família sobre dinheiro (5,8).

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias e pesquisadores Víthor Rosa Franco e Aline Fernandes. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças na vida dos alunos, pais e professores.


CONTATOS

Prof. Dr. Fabio Iglesias

Coordenador da Pesquisa
Professor e Chefe do Depto. de Psicologia Social e do Trabalho
Universidade de Brasília
iglesias@unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/72729735092020