Programa Oficina das Finanças na Escola

Pesquisa de impacto 2019

INTRODUÇÃO


Os dados a seguir se referem às respostas coletadas de 1.042 alunos de 20 escolas, 995 pais de 35 escolas e 188 professores de escolas 41 escolas. Todas essas escolas adotaram em 2019 o Programa Oficina das Finanças na Escola. Foram aplicados três questionários diferentes, específicos para cada público (alunos, pais e professores), elaborados com base em objetivos para identificar a influência direta e indireta do Programa.

Os dados foram coletados majoritariamente entre outubro e dezembro. Eles representam uma amostra por voluntariado da população. Por isso, os resultados da pesquisa não podem ser considerados representativos de toda a população de pais, alunos e professores das entidades participantes, embora sejam válidos para formular hipóteses sobre esse universo.

PROFESSORES


Em 2019, tivemos 188 professores respondentes da pesquisa de impacto de 41 escolas diferentes. A maioria dos professores dão aula no 5º ano (29,3%), 7º ano (25,5%) e ou no 8º ano (25,5%) do ensino fundamental. A maioria dos respondentes são do sexo feminino (86,2%), possuindo idade média de 41,3 anos (DP= 7,5 anos).

Os professores responderam que, para as aulas de Educação Financeira, as ferramentas mais utilizadas são: Livro comentado (92,4%), Manual do professor com BNCC(66,2%), Engenhoca (53,7%), vídeos no ambiente de apoio (55,4%) e Oficina Online (40%).

Os professores avaliaram elementos do trabalho desenvolvido, a partir dos itens abaixo, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
As atividades são de fácil desenvolvimento 8,89 1,49
Os objetivos do programa são alcançáveis durante o período letivo. 8,77 1,43
Os objetivos propostos nas atividades são atingíveis. 8,76 1,47
Relacionei os conhecimentos de educação financeira com outras disciplinas. 8,97 1,35
Os livros de atividades dos alunos foram utilizados. 9,49 1,09
Potencializei as atividades do livro em projetos na escola. 8,28 2,06
A Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos. 9,62 0,95
O trabalho de Educação Financeira na escola é relevante. 9,20 1,47
As discussões promovidas com os alunos foram enriquecedoras. 9,22 1,22
Recebo comentários positivos dos pais sobre o programa. 7,24 2,64

A respeito dos alunos, os professores avaliaram os seguintes comportamentos.


Item Média Desvio Padrão
Demonstram estar pensando sobre o uso do dinheiro. 8,32 1,80
Conseguem relacionar o que aprendem em sala de aula com o dia a dia. 8,57 1,48
Relatam novas experiências de consumo ou de uso do dinheiro. 8,42 1,91
São participativos nas discussões. 9,01 1,47

Sobre o projeto realizado, os professores avaliaram também os seguintes aspectos.


Item Média Desvio Padrão
O apoio pedagógico da Oficina das Finanças contribuiu para a aplicação das atividades. 8,59 1,87
Aplico os conhecimentos de Educação Financeira na minha vida pessoal. 8,72 1,71
Consegui melhorar minha vida financeira depois de trabalhar com a Educação Financeira. 8,05 2,27
A plataforma on-line melhora o desenvolvimento das atividades. 8,48 1,82
Acessar a plataforma é fácil. 8,33 2,07
Obter o certificado do curso de 120h em Educação Financeira é útil para minha vida. 8,90 1,64
Me sinto reconhecido(a) ao obter o certificado e o pin de participação no programa da Oficina das finanças. 9,02 1,55
O projeto da Oficina das Finanças contribui positivamente para o Planejamento Político Pedagógico da escola. 9,01 1,42

Foi realizado um processo de fatoração dos itens, obtendo uma solução bifatorial, onde se agrupou itens sobre a percepção dos professores sobre seu trabalho no programa de Educação Financeira, do comportamento dos alunos e dos objetivos do programa.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1: Trabalho do professor 8,18 1,77
Fator 2: Avaliação dos alunos 8,73 1,36
Fator 3: Objetivos do programa 8,80 1,28

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, os professores julgam que Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos (9,62), sendo que os livros de atividades dos alunos foram utilizados (9,49) e que as discussões foram enriquecedoras (9,22). Além disso, os professores observam que os alunos são participativos nas discussões (9,01) e que conseguem relacionar o que aprendem em sala com o dia a dia (8,57). Os professores se sentem reconhecidos ao obter o certificado e o pin de participação no programa (9,02) e considera, que o projeto contribui positivamente para o Planejamento Político Pedagógico da escola (9,01).

Sugestões e comentários espontâneos dos professores

"Um material muito rico. Amei trabalhar com ele e ajudar meus alunos a ter um pensamento crítico sobre as finanças." Profª CIMAN Octogonal

"Estou amando trabalhar com Educação financeira, posso observar que uma semente foi plantada e no futuro colheremos os frutos." Profª Santa Terezinha - IEST - SP

"É impressionante como as crianças começam a pensar diferente sobre o lidar com o dinheiro, ouço com frequência relatos de economia familiar, crianças contribuindo com os pais no sentido de gastar menos energia e água, crianças aprendendo a poupar, guardando/poupando para realizar algo maior, a longo prazo." Profª EC Rua do Mato

"As experiências vividas têm sido enriquecedoras. Obrigado oficinas das finanças." Prof Auxilium

“A oficina de Educação Financeira foi muito produtiva, foi realmente um projeto interdisciplinar, e nossa expectativa para 2019 é melhorar ainda mais. Quanto mais sugestões, materiais e vídeos vocês disponibilizarem somará ainda mais com o nosso trabalho.” SEB – CECAN

"Apliquei o projeto pelo 2º ano consecutivo. Fiquei maravilhada com o resultado deste belíssimo trabalho. Tenho certeza que colaborou bastante para o crescimento dos meus alunos e suas famílias a partir desse novo olhar em relação ao dinheiro." Profª ESCOLA CLASSE 104 DE SÃO SEBASTIÃO

"A Educação Financeira é importantíssima para aplicação, na vida prática, dos conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar." Profª Leonardo da Vinci Asa Norte

"Trabalhar com educação financeira na escola foi maravilhoso. Uma proposta muito versátil e com uma linguagem muito acessível aos alunos. No começo parecia bem complicado, e mais um entre tantos outros projeto, mas no decorrer do trabalho fui me inteirando da proposta, conhecendo melhor e acabei me apaixonando por ele.

Realmente o projeto vai muito além, com palavras e atividades muito simples, nos abre um horizonte enorme. Eu mesma nem pensava em finanças e quando fazia sempre tinha restrições mas com o projeto mudei meu pensamento e o modo de gerir meus ganhos. Recomendo a ampliação para outras turmas e a continuação do que já foi iniciado. Profª EMEF Thomaz José Luiz Osório

"O trabalho com a Oficina das Finanças na Escola permite uma maior reflexão acerca do uso consciente e sustentável do dinheiro. Além de trabalhar as questões relacionadas a ética, responsabilidade social, cooperativismo, cidadania." Profª Anchieta - Aquarius

"O projeto é ótimo. Foi maravilhoso ver tanta integração dos alunos e como eles demonstraram entender a importância de aprender a cuidar do dinheiro. O projeto traz questões do dia-a-dia que em outros momentos nem pensávamos em abordar em sala de aula. E o mais interessante é que pensamos sobre o dinheiro sem o dinheiro (cédulas ou moedas). Muito bem planejado e organizado esse projeto. Gostaria muito de continuar a trabalhar com ele." Profª EMEF Thomaz José Luiz Osório

"Foi minha primeira experiência com o programa de educação financeira. Gostei da experiência." Prof Arcadia

"O projeto Oficina das Finanças é ótimo para a formação do cidadão." Prof EMEF Nossa Senhora das Dores

"Ótimo material e ambiente de apoio." Profª Escola Classe 104 de São Sebastião

"Parceria que deu certo." Profª Alvacir Vite Rossi

"Projeto muito relevante para o atual momento que vivemos em nosso país." Profª EMEF Cândido Osório da Rosa


Abaixo estão os relatos espontâneos dos professores do colégio, em formato de nuvem de palavras, onde quão maior for a palavra, maior a frequência do seu aparecimento nos depoimentos:

Professores

ALUNOS


Participaram da pesquisa 1.042 alunos de 20 escolas diferentes. Maioria do 5º (73,6%) ano do Ensino Fundamental. Os respondentes foram 49,6% meninas e 49,7% meninos, com idade média de 11,6 anos (DP= 4,69 anos).

Sobre o programa os alunos avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
Eu geralmente só compro coisas de que preciso. 6,65 2,89
Tenho conversas agradáveis sobre dinheiro com minha família. 5,96 3,44
Ajudo a reduzir os gastos de água, luz, telefone ou supermercado na minha casa. 6,85 3,23
Dou opinião sobre os gastos da minha família. 5,77 3,59
Vou precisar guardar dinheiro para o futuro. 8,53 2,60
Ajudo a reduzir desperdício de dinheiro na minha casa. 6,60 3,16
Conheço os desejos das outras pessoas da minha casa. 6,93 3,29
Eu avalio se é um “desejo” ou uma “necessidade” antes de pedir algo à minha família. 6,53 3,32
Acredito que o dinheiro investido pode gerar mais dinheiro. 8,17 2,65
É possível criar negócios e gerar renda sem, necessariamente, ter dinheiro. 5,63 3,56
É possível consumir agredindo menos o meio ambiente. 8,39 2,74
Preservar o meio ambiente é, também, minha responsabilidade. 9,21 1,93
O trabalho gera outras coisas além do dinheiro. 8,54 2,43
O Dindim apresentou informações úteis. 7,62 2,84

Os alunos também avaliaram alguns pontos sobre a mudança de comportamento deles depois do projeto de Educação Financeira.


Item Média Desvio Padrão
Tenho guardado mais dinheiro. 6,94 3,42
Guardo dinheiro para os desejos futuros. 7,45 3,28
Pesquiso preços antes de comprar. 7,83 3,04
Separo meu dinheiro para objetivos diferentes ao mesmo tempo. 6,52 3,42
Negocio descontos ao comprar. 6,19 4,83
Tenho desperdiçado menos dinheiro. 7,16 3,22
Leio os rótulos dos produtos. 5,82 3,81

Os alunos também avaliaram a frequência do uso de alguns materiais nas aulas de Educação Financeira, utilizando uma escala de 0 (Nunca) a 10 (Sempre).


Item Média Desvio Padrão
Fazemos discussões. 6,79 3,51
Fazemos as atividades do livro. 8,25 2,77
Escrevo minhas respostas no livro. 8,29/td> 2,90
Fazemos atividades sem o livro. 5,92 3,60
Assistimos a vídeos em sala de aula. 4,89 3,88
Desenvolvemos projeto como a "experiência super da Engenhoca" ou "mão na massa" sugerido no livro. 6,57 3,41

Foi realizado um processo de fatoração dos 21 itens, obtendo uma solução bifatorial com redução para 16 itens, agrupando itens em relação a percepção do aluno sobre suas relações financeiras positivas e seus comportamentos de poupar dinheiro.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1 – Relação financeira positiva 6,97 1,83
Fator 2 – Comportamento de poupar dinheiro 7,20 2,26

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os alunos relatam uma maior responsabilidade financeira e ética, pois sabem que vão precisar guardar dinheiro para o futuro (8,53), que é possível consumir agredindo menos o meio ambiente (8,39) , que preservar o meio ambiente é sua responsabilidades (9,21) e que o trabalho gera outras coisas além do dinheiro (8,54). Além disso, os alunos relataram que estão guardando dinheiro para desejos futuros (7,45) e que pesquisam antes de comprar (7,83). O trabalho na sala de aula é realizado em sua maioria com atividades do livro (8,25), porém assistem poucos vídeos (4,89).

Sugestões e comentários espontâneos dos alunos

"A educação financeira ajuda as crianças a controlar o dinheiro desde pequenas, ajudando a família e a si próprios futuramente." Arcadia

"A educação financeira me ajuda a ter mais consciência dos meus gastos." Leonardo da Vinci - Asa Norte

"É muito importante para gente ter esse ensino sobre finanças antes de começarmos a trabalhar". EMEF - Nossa Senhora das dores

"A Oficina das Finanças é um ótimo projeto, principalmente para jovens da nossa faixa etária. É ideal para nos conscientizar sobre o dinheiro." Arcadia

"Achei interessante o conteúdo pois ele me ajudou a guardar dinheiro melhor e sem ficar gastando o dinheiro toda hora, pois posso usar o dinheiro arrecadado para o futuro." Leonardo da Vinci - Taguatinga

"Achei o livro muito legal, explicativo, e que pode ajudar as famílias a economizar e ajudar com o dinheiro." Anchieta Aquarius

"Foi incrível ter essa experiência, esse projeto me auxiliou para que eu conseguisse economizar mais." EMEF Thomaz José Luiz Osório

"O livro é ótimo, ensina bem, tem ótimos exemplos ,exercícios, tem várias engenhocas legais, e minhas aulas e experiências com o livro são maravilhosas." Leonardo da Vinci - Asa Sul

"Eu gostei e estou ajudando a minha mãe e o meu pai e também estava gastando água e agora não estou mais gastando." EMEF - Nossa Senhora das dores

"É muito importante para gente ter esse ensino sobre finanças antes de começarmos a trabalhar". EMEF - Nossa Senhora das dores


Abaixo estão os relatos espontâneos dos alunos do colégio, em formato de nuvem de palavras, onde quão maior for a palavra, maior a frequência do seu aparecimento nos depoimentos:

alunos

PAIS


Participaram da pesquisa 995 pais e responsáveis de alunos de 35 escolas. A maioria dos filhos são do sexo feminino (50,5%), estão ano 5º ano (27,2%) ou 4º ano (20%) do ensino fundamental e com idade média de 9,3 anos (DP= 1,9 anos).

Sobre o programa os pais avaliaram os seguintes aspectos, utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).


Item Média Desvio Padrão
Aprender a usar o dinheiro é uma habilidade essencial para a vida de meu(minha) filho. 9,50 1,75
Tenho conversas agradáveis sobre dinheiro com minha família. 7,91 2,36
O “Programa de Educação Financeira” adotado pela escola estimula meu(minha) filho(a) a usar melhor o dinheiro. 8,26 2,24
Na minha casa, conversamos sobre prioridades financeiras. 8,44 2,31
Na minha casa, conversamos sobre prioridades financeiras. 8,44 2,31
O trabalho realizado na escola é relevante para a Educação Financeira de meu(minha) filho(a). 8,67 2,14
O Programa Oficina das Finanças na escola agrega valor a essa escola. 8,58 2,25
Meu (Minha) filho(a) estará mais preparado(a) para a vida se tiver educação financeira na escola. 9,09 1,77
Eu tive acesso ao livro virtual "Ajude seu filho a usar, gerar e ter dinheiro”. 4,89 4,04
Eu tive acesso as dicas para as famílias da Oficina das Finanças. 5,18 3,95
Eu tive contato com alguma atividade do livro de Educação Financeira do meu filho. 6,78 3,69

A respeito dos filhos, os pais julgaram os seguintes comportamentos.


Item Média Desvio Padrão
Tem participado na redução de gastos em casa. 7,07 2,95
Tem se interessado em conhecer as receitas e despesas da família. 6,35 3,20
Tem tido iniciativas para gerar dinheiro. 6,14 3,50
Tem reservado dinheiro para objetivos específicos. 6,94 3,36
Compreende que dinheiro pode gerar renda. 7,45 3,08
Tem usado os termos “desejo” e “necessidade” no dia a dia. 6,42 3,34
Tem falado sobre o que aprendeu em Educação Financeira na escola. 6,09 3,58

Foi realizado um processo de fatoração dos itens, obtendo uma solução bifatorial, onde se agrupou itens sobre a percepção dos pais sobre a importância do programa de Educação Financeira no futuro de seu filho e o impacto atual do programa.


Item Média Desvio Padrão
Fator 1: Importância da Educação Financeira no futuro 8,88 1,47
Fator 2: Impacto atual da EF 6,72 2,45

COMENTÁRIOS

Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os pais consideram essencial a habilidade de usar dinheiro na vida dos filhos (9,5) e que seus filhos estarão mais preparados para a vida se tiver educação financeira na escola (9,09). Porém, ainda possuem pouco acesso ao livro virtual (4,89), as dicas da família (5,18). Os pais observam que os filhos estão participando da redução de gastos em casa (7,07) e que compreendem que dinheiro pode gerar renda (7,45).

Sugestões e comentários espontâneos dos pais

"Muito boa iniciativa. Ajuda as crianças e os pais." EC 104 São Sebastião

Continuem o projeto. Meu filho passou a guardar dinheiro para cumprir objetivos." EC 104 São Sebastião

"Muito importante por ser um conteúdo que as crianças vão levar para a vida." EC 104 São Sebastião

"A oficina tem ajudado meu filho a ter noções de gastos." Leonardo da Vinci - Asa Norte

"Informação das finanças muito importante para as crianças.Show. Parabéns!" IEST

"Acho muito importante trabalhar esse assunto nas escolas desde pequenos, assim podem aprender cada vez mais a valorizar os bens e aprender a gastar o dinheiro de forma consciente." Fenix DF

"Acredito ser uma ótima oportunidade porque meu filho tem aprendido sobre a importância do dinheiro e como utilizá-lo com sabedoria." Leonardo da Vinci - Taguatinga

"Estou muito satisfeita com a Oficina de Educação Financeira feita pela escola. É notória a mudança de pensamento e de comportamento financeiro do meu filho. Parabéns aos executores do projeto." Leonardo da Vinci - Asa Sul

"Estou muito satisfeita com o programa. A família tem passado por uma reestruturação financeira, com novos conceitos e mudança de comportamento. E com educação financeira. O projeto da escola vem de encontro com essa mudança e só agrega." Fenix DF

"Considero importante a educação financeira. Estimular atividades que promovem o desenvolvimento de produtos e soluções é importante para o desenvolvimento empreendedor." CEAV Jr. - Unidade Manacá

"É um assunto extremamente importante em toda a fase estudantil." Salesiano de Salvador Liceu

"Que a escola continue apresentando projetos como esse. É muito bom as crianças crescerem com a ideia de gerir seus recursos e os desenvolverem para a vida." Leonardo da Vinci - Taguatinga

"Com esse projeto meu filho tem demonstrado maior compreensão sobre o uso correto do dinheiro." EMEF Thomaz José Luiz Osório

"Muito legal esse projeto trazendo a oportunidade de aprenderem de forma pedagógica, com o que terão que lidar de forma consciente no futuro, que é o uso autônomo e responsável do dinheiro." EMEF Thomaz José Luiz Osório

"Programa excelente buscando ensinar as crianças desde cedo a importância de vida financeira equilibrada, para ter qualidade de vida." Leonardo da Vinci - Taguatinga

"Projeto de uma importante relevância, pois os alunos estão aprendendo a dar o real valor ao dinheiro e compreendendo como empregá-lo em coisas corretas, sem desperdícios." EMEF Thomaz José Luiz Osório

"Acho muito importante tratar também deste assuntos em sala de aula." EMEF Nossa Senhora das Dores


Abaixo estão os relatos espontâneos dos pais do colégio, em formato de nuvem de palavras, onde quão maior for a palavra, maior a frequência do seu aparecimento nos depoimentos:

Pais

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias e pesquisadores Aline Fernandes e Filipe Lima. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa Oficina das Finanças na Escola na vida dos alunos, pais e professores.


CONTATOS

Prof. Dr. Fabio Iglesias

Coordenador da Pesquisa
Professor e Chefe do Depto. de Psicologia Social e do Trabalho
Universidade de Brasília
iglesias@unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/72729735092020

Pesquisa de impacto 2018: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2018.xhtml
Pesquisa de impacto 2017: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2017.xhtml
Pesquisa de impacto 2016: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/rpesquisa2016.xhtml
Pesquisa de impacto 2015: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2015.xhtml
Pesquisa de impacto 2014: plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2014.xhtml