Oficina das Finanças
Os dados a seguir se referem às respostas coletadas por 1071 alunos,147 pais e 97 professores de escolas que adotaram em 2016 o Programa Oficina das Finanças na Escola. Foram aplicados três questionários diferentes, específicos para cada público (alunos, pais e professores), elaborados com base em objetivos para identificar a influência direta e indireta do Programa.
Os dados foram coletados majoritariamente entre 31/8/2016 e 26/01/2017. Eles representam uma amostra por voluntariado da população. Por isso, os resultados da pesquisa não podem ser considerados representativos de toda a população de pais, alunos e professores das entidades participantes, embora sejam válidos para formular hipóteses sobre esse universo.
Responsável técnico pela pesquisa: Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília.
Participaram 96 professores, com média de idade de 37,8 anos (DP=8,2 anos), a maioria do sexo feminino (85,4%), de 36 escolas diferentes.
Os professores julgaram os itens abaixo utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).
Item | Média | Desvio Padrão |
---|---|---|
As atividades são de fácil desenvolvimento | 8,94 | 1,561 |
Os objetivos do programa são alcançáveis durante o período letivo. | 8,39 | 1,843 |
Os objetivos propostos nas atividades são atingíveis. | 8,51 | 1,576 |
Relacionei os conhecimentos de educação financeira com outras disciplinas. | 8,81 | 1,713 |
Os livros de atividades dos alunos foram utilizados. | 9,53 | 1,123 |
Potencializei as atividades do livro em projetos na escola. | 7,66 | 2,339 |
Educação Financeira é essencial para o futuro dos alunos. | 9,82 | 0,632 |
O trabalho de Educação Financeira na escola é relevante. | 9,31 | 1,675 |
As discussões promovidas com os alunos foram enriquecedoras. | 9,19 | 1,251 |
Recebo comentários positivos dos pais sobre o programa. | 6,83 | 3,090 |
A respeito dos alunos, os professores avaliaram os seguintes comportamentos.
Item | Média | Desvio Padrão |
---|---|---|
Demonstram maior consciência sobre o uso do dinheiro. | 8,08 | 2,040 |
Conseguem relacionar o que aprendem em sala de aula com o dia a dia. | 8,42 | 1,678 |
Relatam novas experiências de consumo ou de uso do dinheiro. | 8,06 | 2,132 |
São participativos nas discussões. | 8,77 | 1,720 |
A respeito do programa, avaliaram os seguintes aspectos.
Item | Média | Desvio Padrão |
---|---|---|
O apoio pedagógico da Oficina das Finanças contribuiu para a aplicação das atividades. | 8,54 | 2,092 |
Aplico os conhecimentos de Educação Financeira na minha vida pessoal. | 8,60 | 1,960 |
Consegui melhorar minha vida financeira depois de trabalhar com a Educação Financeira. | 8,01 | 2,164 |
A plataforma on-line melhora o desenvolvimento das atividades. | 8,14 | 2,320 |
Acessar a plataforma é fácil. | 8,06 | 2,562 |
Obter o certificado do curso de 120h em Educação Financeira é útil para minha vida. | 8,44 | 2,466 |
Foi realizado um processo de fatoração dos 20 itens, obtendo uma solução unifatorial com uma redução para 19 itens, agrupando itens sobre a percepção do professor sobre o programa de Educação Financeira.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Fator 1 | 8,46 | 1,313 |
Os professores também indicaram quais dos recursos disponíveis pelo programa que utilizam.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Videoconferências | 10,4 | 89,6 |
Livro comentado | 97,9 | 2,1 |
Fale com o consultor | 18,8 | 81,3 |
Oficina on-line | 36,5 | 63,5 |
Atividades extras do ambiente de apoio | 56,3 | 43,8 |
Vídeos do ambiente de apoio | 62,5 | 37,5 |
Planejamento das aulas do ambiente de apoio | 53,1 | 46,9 |
Apoio pedagógico no Whatsapp | 31,3 | 68,8 |
Engenhoca | 42,7 | 57,3 |
Outros recursos | 2,1 | 97,9 |
Esta nuvem de palavras foi criada a partir daquelas que apareceram com maior frequência nos depoimentos espontâneos. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.
Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os professores apresentaram bom desenvolvimento do programa em sala de aula, utilizando os livros de atividade (9,53) e considerando as discussões em sala enriquecedoras (9,31). Além disso, julgam a Educação Financeira relevante para o futuro dos alunos (9,82) e consideram que esse trabalho feito na escola é relevante (9,31). Também enxergam que os alunos são participativos nas discussões (8,77) e conseguem relacionar o aprendizado ao cotidiano (8,42). A respeito do programa, os professores julgaram que o apoio pedagógico da Oficina das Finanças contribuiu para a realização das atividades (8,54), que aplicam os conhecimentos do programa na vida pessoal (8,6) e que o certificado do curso de 120h é útil para sua vida (8,44). Os materiais mais utilizados foram: livro comentado (97,9%), atividades extras do ambiente de apoio (56,3%), vídeos do ambiente de apoio (62,5%) e planejamento das aulas do ambiente de apoio (53,1%).
Participaram 1071 alunos, com média de idade de 12,9 anos (DP=1,5 anos), a maioria do sexo feminino (51,9%). Os alunos eram de 16 escolas diferentes, cursando o Ensino Fundamental, em sua maioria do 8º e do 9º Ano (55,4%).
Os estudantes julgaram os itens abaixo utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente).
Item | Média | Desvio Padrão |
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Converso sobre dinheiro com os meus colegas. | 5,54 | 3,05 |
Converso sobre dinheiro com minha família. | 6,94 | 2,99 |
Ajudo a reduzir os gastos de água, luz, telefone ou supermercado na minha casa. | 6,21 | 3,26 |
Dou opinião sobre os gastos da minha família. | 5,68 | 3,41 |
Ajudo a reduzir desperdício de dinheiro na minha casa. | 6,32 | 3,08 |
Conheço os desejos das outras pessoas da minha casa. | 7,08 | 3,16 |
Acredito que o dinheiro investido pode gerar mais dinheiro. | 8,49 | 2,39 |
Acredito que posso fazer algo para no futuro ganhar dinheiro sem trabalhar. | 3,75 | 3,83 |
Meu consumo impacta a natureza. | 6,13 | 3,31 |
É possível consumir agredindo menos o meio ambiente. | 8,42 | 2,53 |
O trabalho gera outras coisas além do dinheiro. | 8,44 | 2,36 |
Se for para ganhar muito dinheiro, não tem problema prejudicar outras pessoas. | 1,77 | 3,05 |
Considerando como os estudantes eram e pensavam antes das aulas de Educação Financeira e o presente estudo, eles avaliaram os seguintes comportamentos.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Tenho guardado mais dinheiro. | 6,23 | 3,52 |
Guardo dinheiro para os desejos futuros. | 6,98 | 3,47 |
Pesquiso preços antes de comprar. | 7,30 | 3,31 |
Separo meu dinheiro para objetivos diferentes ao mesmo tempo. | 6,46 | 3,29 |
Negocio descontos ao comprar. | 5,97 | 3,60 |
Gasto todo dinheiro que recebo. | 3,79 | 3,64 |
Foi realizado um processo de fatoração dos 18 itens, obtendo uma solução bifatorial em que o fator 1 agrupa itens sobre a relação dos alunos com o dinheiro, e o fator 2 agrupa itens sobre o comportamento financeiro.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Fator 1 | 6,68 | 1,535 |
Fator 2 | 6,70 | 2,130 |
Sobre as aulas, os alunos julgaram com que frequência cada uma das estratégias pedagógicas era utilizada, sendo 0 nunca e 10 sempre.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Fazemos discussões. | 6,93 | 3,146 |
Fazemos as atividades do livro. | 7,77 | 2,707 |
Escrevo minhas respostas no livro. | 7,63 | 3,061 |
Fazemos atividades sem o livro. | 4,93 | 3,583 |
Assistimos a vídeos em sala de aula. | 4,47 | 3,573 |
Esta nuvem de palavras foi criada a partir dos comentários dos alunos nos questionários e reúne aquelas que aparecem com maior frequência. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com que elas apareceram nos depoimentos.
Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os alunos têm visão ética a respeito do uso do dinheiro. Sabem sobre os impactos ambientais do consumo (8,44) e discordam de ganhar dinheiro prejudicando outras pessoas (8,23). Além disso, mostraram uma percepção positiva do uso de investimentos para gerar mais dinheiro (8,49). Relataram que, após as aulas de Educação Financeira, começaram a pesquisar os preços dos produtos antes de comprar (7,30) e não gastam todo dinheiro que recebem (6,21). Explicitaram que, durante as aulas, têm utilizado o livro do projeto (7,77-7,63), porém os vídeos são explorados com menos frequência (4,47).
Participaram 145 responsáveis, com média de idade de 42,4 anos (DP=7,1 anos), a maioria do sexo feminino (52,4%). Seus filhos eram de 10 escolas.
Os pais julgaram os itens abaixo utilizando uma escala de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente)
Item | Média | Desvio Padrão |
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Aprender a usar o dinheiro é uma habilidade essencial para a vida do meu filho. | 9,45 | 1,374 |
O Programa de Educação Financeira adotado pela Escola estimula o meu filho a usar melhor o dinheiro. | 8,16 | 2,009 |
O trabalho realizado na escola é relevante para a Educação Financeira do meu filho. | 8,34 | 2,076 |
Meu filho estará mais preparado para a vida se tiver educação financeira na escola. | 8,81 | 2,007 |
A respeito dos filhos, os pais avaliaram os seguintes comportamentos.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Tem participado na redução de gastos em casa. | 6,41 | 3,075 |
Tem se interessado em conhecer as receitas e despesas da família. | 5,53 | 3,151 |
Tem tido iniciativas para gerar dinheiro. | 5,36 | 3,370 |
Tem reservado dinheiro para objetivos específicos. | 6,93 | 3,054 |
Compreende que dinheiro pode gerar renda. | 7,85 | 2,445 |
Tem usado os termos “desejo” e “necessidade” no dia a dia. | 6,64 | 3,004 |
Foi realizado um processo de fatoração dos 10 itens, obtendo uma solução bifatorial em que o fator 1 agrupa itens sobre a percepção do comportamento financeiro dos filhos, e o fator 2 agrupa itens sobre a valorização do programa e do ensino de Educação Financeira nas escolas.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Fator 1 | 6,45 | 2,195 |
Fator 2 | 8,69 | 1,464 |
Os pais ainda julgaram seu conhecimento sobre algumas atividades e materiais do programa.
Item | Média | Desvio Padrão |
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Você teve acesso ao livro virtual "Ajude seu filho a usar, gerar e ter dinheiro”. | 2,90 | 3,603 |
Você teve contato com alguma atividade do livro de Educação Financeira do seu filho. | 4,52 | 3,866 |
Esta nuvem de palavras foi criada a partir dos depoimentos espontâneos coletados nos questionários e reúne as palavras que aparecem com maior frequência. Quanto maior o tamanho das palavras, maior a frequência com a qual elas apareceram nos depoimentos.
Diante dos resultados dos dados coletados, podemos destacar que, no geral, os pais valorizam o aprendizado sobre dinheiro para a vida dos seus filhos (9,45) e que educação financeira na escola prepara os filhos para a vida (8.81), além de julgarem relevante o programa da Oficina das Finanças adotado pela escola (8.36). A respeito do comportamento dos filhos, os pais avaliaram que eles compreendem que dinheiro pode gerar renda (7,85) e que estão guardando dinheiro para objetivos específicos (6,93). Infelizmente, o envolvimento dos familiares com o programa ainda é baixo, já que a maioria não teve acesso ao livro virtual (2,9), e poucos tiveram contato com alguma atividade do livro (4,52).
Esta pesquisa de impacto foi realizada pelo Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Brasília sob coordenação do Prof. Dr. Fabio Iglesias e pesquisadores Camila Azevedo Gastal e Aline Fernandes. Teve por objetivo acompanhar os resultados do Programa de Educação Financeira na Escola da Oficina das Finanças na vida dos alunos, pais e professores.
Prof. Dr. Fabio Iglesias
Coordenador da Pesquisa
Professor e Chefe do Depto. de
Psicologia Social e do Trabalho
Universidade de Brasília
iglesias@unb.br
(61) 3107-6873
CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/72729735092020
Pesquisa de impacto 2015:
plataforma.oficinadasfinancas.com.br/resultadopesquisa2015.xhtml